sábado, 12 de maio de 2012

SOBRE MÃES...




Dia das Mães é tdo dia, certo? Será que as mães são lembradas, homenageadas todos os dias? Certamente que não! Há diferentes maneiras de presentear e homenagear uma mãe e os presentes mais originais, e não necessariamente os mais caros, costumam ser os mais apreciados; nessa mesma lógica seguem também as homenagens. Uma palavra de gratidão aqui, um abraço ali, um reconhecimento por meio de gestos, às vezes tão simples, nunca é demais. Isso sim, não tem preço e está para além de qualquer data pré-estabelecida. O mais importante, nisso tudo, é que essas mulheres, que dedicaram suas vidas à educação e à criação de seus filhos, sejam eles biológicos ou não, recebam as merecidas homenagens; porque para muitas, a maternidade é acompanhada de muitas renúncias individuais, adiamento de projetos pessoais, persistência, inquietações e tantos outros sentimentos pertinentes ao universo de quem é mãe.

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!

            Mãe é mãe! Recentemente, a sociedade sofreu contínuas e profundas mudanças que resultaram em novas inclusões sociais para a mulher, gerando assim alternativas e transformações no modo de ser mãe.   A ideia de que ser mãe é padecer no paraíso, ficou no passado. As mulheres hoje querem ser mãe e desfrutar do paraíso. O sonho da maternidade se soma a muitas outras conquistas e realizações femininas. O paradigma da maternidade como sendo única e exclusiva aspiração da mulher foi quebrado e com ele seus mitos. No entanto, se quebram alguns padrões, e instituem-se outros. E nessas transições de paradigmas e constantes mudanças, a mulher moderna vive o dilema da maternidade.
Inúmeras são as causas que, isoladas ou conjuntas, podem influenciar na decisão de ser mãe. Optando ou não por ter filhos a mulher contemporêna segue em frente tentando conseguir o equilíbrio que se interpõe entre a realização, a culpa, o medo e a apreensão. Tentando se equilibrar entre o coração e a razão.
Uma questão a se considerar, no momento de optar pela maternidade, é o papel de provedora da família, ou seja, hoje a mulher precisa trabalhar em período integral, terceirizando, assim, o cuidado de seus filhos. Mesmo com tantos dilemas, e, mesmo com tantas conquistas, ainda existe um estereótipo de que a mulher não conseguiu mudar: o significado de ser mãe. 

O SIGNIFICADO DE SER MÃE!

Define-se mãe como aquela que dispensa cuidado diário, afeto, atenção, compromisso e amor integral aos filhos, tão necessários ao desenvolvimento saudável, principalmente nos anos iniciais de vida. É fato que nem sempre se consegue realizar isso de maneira plena e perfeita. Assim, entre poemas e versos vai-se tentando conceituar o que é ser mãe.
Há coisas que inexplicavelmente só mãe sabe, percebe e pressente, mas isso não é  garantia de que não possa cometer erros. Admitir isso pode ser o começo para um significado mais verdadeiro e humano. Antes de tudo, é preciso lembrar que mãe é gente, com toda a complexidade que o assunto encerra e a consideração que merece. É uma mulher com aspirações, que também lida com frustrações, tem desejos e sonhos. Esse é o significado de que não se pode esquecer.
A verdade é que nem sempre o glamour que acompanha a palavra mãe, cunhado nos versos e poemas, está presente ou é percebido na vida das mulheres que têm filhos. Algumas, e não poucas, têm suportado situações difíceis e conflitantes, o que lhes acarreta sofrimentos e as faz derramar lágrimas silenciosas secretamente. Todos sabem que a verdadeira mãe sempre apoia seus filhos e esse apoio pode significar também questionar e tomar posições contrárias a comportamentos inadequados e inaceitáveis  porque o papel de mãe deve ser cumprido com amor, responsabilidade e compromisso, querendo ser uma mãe melhor sempre. Talvez assim seja ampliado o significado de uma palavra que se refere a um papel desempenhado por mulheres, para um conceito maior de gente.
Para homenagear as mulheres que se dedicaram à educação e criação de filhos, não é imprescindível uma data. Todo dia é dia de expressar reconhecimento e exteriorizar valorização. Porque, mesmo que o modo de vivenciar a maternidade tenha mudado através dos tempos, é importante ressaltar que o seu significado não.



2 comentários:

  1. oi cara de pirulito,esse foi o texto que usei seu beijos pra vc espero que nos encontremos novamente bjs!!!!!!nety

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não faltará oportunidade de nos reencontrarmos.Bjs

      sarah

      Excluir