
Sair à francesa é sair de uma festa ou cerimônia sem se despedir. É sair de mansinho, de fininho, tirar o time de campo. A ideia é partir discretamente, sem alarde. Simplesmente ir embora!
Pois é, talvez você já tenha experimentado uma situação semelhante, tendo que sair de uma situação ou de um local discretamente, torcendo (e muito) para não ser percebido. Só que a proposta aqui é analisar esse comportamento sob outra ótica. Quanta gente por aí saindo de relacionamentos, sejam eles profissionais, afetivos, conjugais ou familiares, do modo à francesa. Simplesmente partindo, sem despedidas, explicações ou conversas, deixando atrás de si um rastro de desconfianças, temores, afastamentos, mágoas e perguntas sem respostas.
Há uma complexidade enorme de fatores que envolvem as relações interpessoais, e esses quase sempre são subestimados ou supervalorizados e isso pode impedir que se extraia o aprendizado tão necessário para nos tornar sábios e hábeis na difícil arte da convivência. Relacionamentos perfeitos e felizes são idealizados apenas em nossos sonhos e fantasias. O fato é que, relacionamentos de verdade são construídos diariamente com pessoas e suas reais limitações. Por vezes, os conflitos trazem tanto medo do confronto, que muitos preferem sair em busca de uma zona de conforto, um abrigo que lhes traga a sensação de recomeço e calmaria. Isso pode ser um grande engano! Não basta apenas trocar de lugares ou de pessoas, saindo à francesa; na prática, essas bases são frágeis. O imprescindível é mudar posturas. É claro que em alguns casos, é preciso sair mesmo. Mas olhando olho no olho, considerando possibilidades e todas as partes envolvidas, sem deixar pendências no ar.
Relacionamentos não sobrevivem sem investimentos, renúncias, compreensão, diálogos, enfrentamentos mais tudo isso cimentado com amor, carinho e respeito. Esses elementos são essenciais à construção de nossas relações; eles é que nos darão subsídios para decisões e posicionamentos.
Sempre há saída! E não necessariamente à francesa.
Perfeito!
ResponderExcluirPerfeito!
ResponderExcluirQuando se sai à francesa, normalmente, não há mais o que dizer !!
ResponderExcluirQuando se fala em relacionamentos...o que se espera é no mínimo respeito e gentileza em se pedir licença ao sair.
Excluir